Projeto Educa(CON)dado – a dança como ferramenta para a inclusão e educação

No âmbito do desenvolvimento de atividades de expressão artística previstas no Projeto Educa(CON)dado, durante o período do Verão, tivemos a colaboração da Associação Ensaio D’ Elogios na dinamização de workshops de dança, enquadrados num Projeto designado Dança com Impacto. Trata-se de um projeto que tem como missão apoiar crianças e jovens em risco social, facultando ferramentas socioculturais através da dança e da música. Na sequência desta colaboração, a Associação Ensaio D Elogios lançou o desafio ao IAC de ser promotor de uma candidatura ao Programa Cidadãos Ativ@s – Eixo 3 (Empoderar os Grupos Vulneráveis), sendo que a referida Associação assumiria o papel de copromotora. 

Em termos genéricos, este projeto designado +Dança para Crescer, consiste na dinamização de aulas de dança, 2 vezes por semana, workshops de capacitação/empoderamento em outras áreas, tais como: DJ; Stylist; Make-up; Hairstyling e Fotografia, culminando num espetáculo no final do ano letivo. Para além das crianças e jovens do Projecto Rua, serão envolvidas como parceiras (não beneficiárias de financiamento) mais 3 instituições com intervenção em 3 comunidades distintas, às quais será lançado o desafio de integrarem a Rede Juvenil “Crescer Juntos” 

O IAC, enquanto entidade promotora, assume a responsabilidade deste Projeto, mas será a Associação D’Elogios a implementar a maior parte das ações previstas. No entanto, e porque este projeto não tem como fim último a Dança em si, mas o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, caberá à equipa do IAC todo o acompanhamento psicossocial das crianças e jovens do Projeto Rua que possam vir a integrar estas ações. 

No passado dia 13 de novembro, aconteceu no Jazzy Dance Studios de Santos o evento de apresentação do Projeto Dança com Impacto, no qual participaram cerca de 18 crianças e jovens do Bº do Condado. Foi uma tarde de convívio com outros jovens e, acima de tudo, de muita alegria e dança! 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp