Prevenção e combate aos conflitos escolares

Numa ótica de prevenção e combate aos conflitos escolares, tem sido importante desenvolver formação específica para assistentes operacionais, agentes educativos com papel crucial na prevenção do conflito entre os alunos, principalmente o que ocorre nos espaços e tempos de recreio, no sentido de os capacitar com estratégias e ferramentas que lhes permitam contribuir, de forma positiva e eficaz, para a existência de uma escola mais pacífica.  

Assim, no âmbito do projeto de Mediação Escolar, os técnicos do IAC – Polo de Coimbra, Ana Vicente e José Coelho dinamizaram, no dia 06 de maio, uma ação de sensibilização, dirigida a 9 assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas de Santo André, intitulada “Gestão Positiva de Conflitos – Vamos ser assertivos!”  

No dia 23 de maio, os mesmos técnicos voltaram a dinamizar esta ação de sensibilização para 29 assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire. 

Estas sessões, dinamizadas em regime a distância, contaram, ainda, com a presença de técnicos do GAAF e elementos da direção da escola. 

Esta ação de sensibilização teve como principais objetivos identificar tipos de conflitos, abordar a importância da comunicação como fator determinante na prevenção de conflitos e definir estratégias para a gestão positiva dos conflitos. Constituiu, ainda, uma oportunidade para refletir sobre a necessidade de lidar, de forma positiva, com o conflito, com enfoque numa comunicação empática e assertiva e tendo em vista o estabelecimento de relações interpessoais e laborais mais saudáveis e bem-sucedidas.  

Salienta-se, segundo a opinião dos presentes, o cariz dinâmico e pertinente desta ação de sensibilização. 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp