Projeto “Academia para a Parentalidade Consciente – Famílias de Acolhimento precisam-se!”

Na semana de 2 a 6 de maio teve lugar, na sede do IAC, mais uma reunião do projeto “Academia para a Parentalidade Consciente – Famílias de Acolhimento precisam-se!” (“Conscious Parent Academy – Replacement parent urgently needed!”), nomeadamente uma ação de formação sobre “Comunicação Interpessoal”, dirigida a profissionais.

Estiveram presentes membros das instituições parceiras, nomeadamente, o Instituto de Apoio à Criança, o Municipal Social Welfare Center – MOPS (Polónia) e a Viešoji įstaiga Mano šeimos akademija – My Family Academy (Lituânia).

Os dois primeiros dias estiveram a cargo da equipa do IAC (Fernanda Salvaterra, Mara Chora e Rita Amaral), cuja apresentação versou sobre:

• O que é a comunicação interpessoal;

• Porque é importante e porque deve ser fomentada no contexto do sistema de proteção da criança;

• Desafios da comunicação;

• Competências associadas à comunicação interpessoal;

• Como melhorar a comunicação entre profissionais, famílias de acolhimento e crianças e jovens.

No terceiro dia, a equipa do Municipal Social Welfare Center – MOPS abordou o tópico como gerir a comunicação interpessoal em situações de conflito.

O quarto dia de formação foi da responsabilidade da Viešoji įstaiga Mano šeimos akademija – My Family Academy, cujo tema foram os estilos de comunicação interpessoal: assertivo, agressivo e submisso.

No último dia fez-se um balanço sobre esta atividade formativa, foram entregues os certificados e realizou-se um ponto de situação acerca das atividades a decorrer.

Os parceiros da Polónia e da Lituânia tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a Unidade Móvel Lúdico-Pedagógica do IAC, o que despertou bastante interesse nestes profissionais.

Para saber mais sobre o projeto “Academia para a Parentalidade Consciente – Famílias de Acolhimento precisam-se!”, poderá consultar os seguintes links:

Projeto: “Academia para a Parentalidade Consciente – Famílias de Acolhimento precisam-se!”

Conscious Parent Academy

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp