“Sensibilizar as famílias, promover um futuro feliz”

A equipa do Centro de Desenvolvimento e inclusão Juvenil para a prossecução dos seus objetivos pretende durante este ano, continuar a promover os Encontros Formativos de pais.   

Começámos um novo ciclo formativo com a temática da Alegria. Consideramos de extrema importância trabalhar e aprofundar esta emoção na vida das famílias. Falar de emoções  positivas é fundamental, pois, muitas vezes, por vários motivos e circunstâncias da vida, ficam “escondidos” por outros menos positivos.   

Com o objetivo de se promoverem momentos especiais na intervenção com as famílias e em complementaridade com os Encontros Formativos de pais, decorreu nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, na Colónia Balnear da Fundação “O Século”, um fim de semana para pais cujo tema foi “Cuidar do Meu Ser – Em Busca de Mim”.   

A intenção foi, acima de tudo, promover a partilha e a reflexão sobre esta temática.  

Usufruíram deste encontro mães acompanhadas por esta equipa, bem como aquelas que têm tido apoio dos diferentes gabinetes do Consultório Social.  

A nível formativo, contámos com a colaboração de alguns psicólogos do Consultório Social, nomeadamente da Dra. Rute Amaral Dias, Dra. Tatiana Pereira e Dr. Diogo Meneses.  

Partilho convosco o testemunho de uma das mães, ”Foi criado um espaço para nós, existiu partilha sem a mesma ser obrigatória, o que torna estes momentos mais enriquecedores.  

Nada ali era imposto, cada um era livre de partilhar ou responder, e estava tudo bem!  

Aquela caminhada foi fantástica. Os workshops foram muito bons, aprendemos e também relembrámos o que está esquecido” 

Dando continuidade ao trabalho de sensibilização junto das famílias e para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, celebrado a 7 de fevereiro, realizou-se no dia 25, no IPDJ de Moscavide, uma sessão de “Boas Práticas da Utilização da Internet”.   

Esta ação foi promovida no âmbito da intervenção desenvolvida pela Rede Juvenil – Crescer Juntos, com o objetivo de alertar pais e filhos para os perigos e segurança na internet. Contou com a presença de cerca de cinquenta pessoas, entre pais e crianças acompanhados pelo IAC.  

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp