“Vamos fazer da Internet um lugar seguro para todas as Crianças”

A primeira 3ª feira do mês de fevereiro é, há 20 anos, assinalada como o Dia da Internet mais Segura e, por todo o mês, vão-se desenvolvendo inúmeras iniciativas com o objetivo de sensibilizar e alertar a sociedade em geral para questões relacionadas com a segurança online. Para o IAC, enquanto entidade que promove e defende os direitos da Criança em todos os contextos, é fundamental que também em ambiente digital crianças e jovens possam usufruir das potencialidades que a tecnologia lhes proporciona sem colocar em causa a sua proteção e a salvaguarda dos seus Direitos.

E é neste sentido que o IAC tem participado em grupos de trabalho com entidades congéneres de nível internacional, como é o caso do EU Combat Sexual Abuse Legislation Advocacy Group (ECLAG), reforçando a importância da UE adotar legislação sólida que possa por termo ao abuso e à exploração de crianças online.

Em concordância com esta ação, também a Justice Initiative (campanha na qual o IAC está também envolvido) lançou no passado dia 22, Dia Europeu da Vítima de Crime, uma petição para uma melhor proteção contra o abuso sexual de crianças na EU cujo objetivo é o de reforçar a legislação na área da violência sexual online. (Petição e Press Release)

Paralelamente a estas preocupações, as equipas do IAC vão apostando no trabalho de prevenção junto dos mais novos, envolvendo-os em ações e projetos onde são debatidas e criadas ferramentas para sensibilizar e capacitar para a promoção de atitudes preventivas contra os perigos que podem surgir durante a utilização do mundo digital.

Assim, surgiu o projeto Gerações Online que envolveu mais de 30 crianças e jovens do IAC e da Ajuda de Mãe e que em conjunto com os técnicos debateram e criaram 3 filmes de animação que nos estimulam para a navegação segura na internet.

Em jeito de sessão de sensibilização e informação, jovens que participaram no projeto “ministraram” uma verdadeira aula de cidadania digital a pais e encarregados de educação, na qual contaram com a colaboração do Inspetor Ricardo Vieira da Polícia Judiciária. Podem assistir aos filmes aqui

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp