Criar laços em tempo de férias de verão

Estabelecer uma relação empática, de confiança e baseada no respeito leva o seu tempo… um tempo que por vezes é demasiado longo em vidas em risco. Contudo, sabemos que inevitavelmente é este o caminho mais seguro e profícuo. Estamos igualmente convictos que as emoções sendo reações naturais e adaptativas que ajudam a lidar com as situações da vida, quando são muito intensas, frequentes ou desajustadas, prejudicam o bem-estar e o desempenho. Por isso, é importante aprender a regular as emoções, ou seja, a controlar a sua intensidade, duração e expressão. Assim, no nosso trabalho é fundamental investir nesta área, até porque se trata de uma habilidade que se desenvolve ao longo da vida, mas que pode ser especialmente desafiadora na adolescência, pois os jovens passam por mudanças físicas, hormonais, cognitivas e sociais que podem gerar emoções fortes e conflituantes.  

Uma forma de os ajudar a regular a suas emoções é através de atividades lúdico-pedagógicas e desportivas. Estas trazem benefícios para a sua saúde física e mental tais como: 

  • Melhorar o humor e a autoestima, pois libera endorfinas, substâncias químicas que causam uma sensação de prazer e bem-estar; 
  • Aumentar a resiliência e a capacidade de superar desafios;  
  • Favorecer a socialização e o apoio social, pois promove o contato com grupo de pares, partilhando interesses e objetivos comuns; 
  • Desenvolver habilidades cognitivas e emocionais, (atenção, concentração, memória, planeamento, tomada de decisão, comunicação, liderança e cooperação).

Neste sentido, a equipa está a preparar um conjunto de atividades que pretende realizar durante as férias de verão contemplando, não só os mais novos, mas também os pais. 

No nosso dia a dia, encontramos muitos pais, fatigados e desanimados. Urge dar voz a todo esse sofrimento, acolher as suas mágoas, ajudá-los a ter um espaço, para se cuidarem, para que possam também reparar relações fragilizadas. 

No entanto, ao nível da prevenção, realizámos este mês uma primeira sessão dirigida a grávidas ou mães com crianças até aos 5 anos, intitulada “A aventura do Cuidar”. Foram abordados temas relacionados com os primeiros socorros, alimentação, vigilância e cuidados médicos.  

É importante criar laços, fortalecer a teia dos afetos e Aprender a Ser. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp