Nos dias 17, 24 e 31 de janeiro decorreram sessões com os grupos da Rede Juvenil Crescer Juntos do Polo de Coimbra, no âmbito do Projeto “Saúde Mental e Bem-estar na Adolescência”, tendo-se abordado a temática “Reconhecer e Gerir Emoções”. Participaram 24 crianças e jovens.
As sessões, dinamizadas pela técnica Cristina Barros e pela estagiária Laura Coello, assentaram num metodologia muito prática e motivadora. Foi dinamizada uma dinâmica de quebra-gelo, procurando o envolvimento, a descontração e estimulando a interação e a expressão de afetos entre as crianças e os jovens. Dinamizou-se também um jogo “Emoções em jogo” com o propósito de reconhecer, exprimir emoções e treinar respostas possíveis para determinados estados emocionais. Ouviram-se as crianças e jovens através do diálogo e do uso das ferramentas digitais, nomeadamente com recurso ao Mentimeter o que permitiu perceber o seu nível de entusiasmo para a sessão, o seu humor e estados emocionais mais frequentes.
As crianças ficaram ainda a perceber que as emoções têm uma função adaptativa, fornecem dados importantes que podemos usar para tomar decisões, permitem compreender melhor algo que está a acontecer na nossa vida e conhecermo-nos melhor. Por isso é que tentar ignorar ou evitar as emoções só faz com que elas se intensifiquem e sejam mais frequentes, uma vez que as mensagens que elas transmitem são demasiado importantes para serem ignoradas.
As crianças e jovens que participaram na sessão revelaram-se muito participativos e motivados para as questões debatidas.