NOTA DE IMPRENSA
A maioria das crianças joga jogos de tabuleiro, mas 1 em cada 6 nunca o faz
Instituto de Apoio à Criança promove festival para recuperar o brincar em família
Em Portugal, 16,5% das crianças nunca brincam com jogos de tabuleiro, revela o estudo “Portugal a Brincar”, realizado pelo IAC em 2024. Embora 47,6% das famílias joguem com alguma frequência, muitas apontam a falta de contacto ou a ideia de que “a criança ainda é pequena” como as principais razões para esta ausência.
Ainda assim, os dados mostram o potencial destes momentos: 85,4% dos adultos referem que quando os seus filhos jogam, também eles participam na atividade. Para as famílias, o maior valor dos jogos de tabuleiro está na criação de momentos em conjunto (37,8%), seguidos do desenvolvimento de competências cognitivas (32,4%).
“O jogo de tabuleiro em família é muito mais do que um tempo de lazer: é um tempo de presença, de desenvolvimento de competências e de promoção de relações saudáveis”, sublinha Ana Lourenço, coordenadora do Setor Humanização e Direito a Brincar do IAC.
Para incentivar estas experiências, o IAC organiza o Festival de Jogos de Tabuleiro para Famílias, que na sua 5ª edição se realiza nos dias 9 e 10 de maio, na Universidade Nova SBE, em Carcavelos.
“Promover o tempo em família e reforçar a importância das relações no desenvolvimento das crianças é uma prioridade do Instituto de Apoio à Criança. Este Festival é um convite a abrandar, a estar presente e a redescobrir o valor do brincar em conjunto”, destaca Manuel Ataíde Coutinho, presidente da instituição.
O evento decorre entre as 10h00 e as 19h00, reunindo centenas de jogos para todas as idades (adequados a crianças acima dos 4 anos). A entrada é gratuita para menores de 18 anos, sendo o bilhete diário para adultos de 2 euros, valor que reverte a favor do IAC. Os bilhetes são adquiridos no local.
Desde 2022, o Festival já contou com mais de 5000 participantes ao longo das várias edições, afirmando-se como um espaço de encontro e partilha entre famílias.
Mais informações aqui
Evento facebook para divulgação: https://fb.me/e/5XcN8Jhhf
Lisboa, 06 de maio de 2026
Para mais informações:
Anabela Reis – área do Marketing, Comunicação e Projetos
anabela.reis@iacrianca.pt | 966603936










