Encontro e Reunião Anuais da Rede Construir Juntos

“Isto Não acontece só aos outros – Vamos falar de segurança no ambiente digital”

É verdade! “Isto Não acontece só aos outros – vamos falar de segurança no ambiente digital”, foi o tema do Encontro Anual da Rede Construir Juntos que decorreu online no dia de 12 de dezembro, durante a manhã, com a presença de 49 participantes.

A Drª Dulce Rocha, Presidente da Direção do Instituto de Apoio à Criança, deu as boas vindas a todos os participantes, referindo a pertinência da temática e salientando que o trauma é tremendamente impactante na vida da criança – vítima, nomeadamente em situações de abusos sexuais e naturalmente comprometedora da sua vida futura.

A Drª Lúcia Mittermayer Saraiva, Consultora do IAC no Projeto Justice Iniciative Portugal referiu que é urgente agir agora para proteger as crianças online e desafiou os presentes a assinar a petição lançada no âmbito deste projeto que visa fazer lobbing/sensibilização junto dos decisores nacionais e europeus para que haja uma legislação, eficaz na deteção, denúncia e remoção dos materiais de abusos sexuais na Internet, impedindo que o espaço online seja facilitador de toda a violência sexual contra crianças, na União Europeia. Deixou, no fim, uma mensagem impactante no sentido de que todos nos devemos comprometer com esta causa e que não se pode olhar para o lado.

O Inspetor da Polícia Judiciária, Dr. Ricardo Vieira, apresentou uma comunicação intitulada “Perigos na Internet? Só podes estar a gozar!!, onde destacou que a internet tem imensas potencialidades, mas os perigos e os riscos de navegar online são inúmeros, nomeadamente para as crianças e os jovens. Salientou que os utilizadores devem estar cientes das ameaças e tomar medidas para proteger as suas informações pessoais. Deu alguns conselhos de como nos podemos proteger online, salientando que a conscientização sobre os perigos na Internet é essencial e que é muito importante partilhar com amigos e familiares os nossos conhecimentos sobre cybersegurança. Referiu, também, que cada vez se torna mais importante a formação neste domínio e quase  deveríamos mesmo ter um “passaporte digital”. Abordou ainda a questão da lei de proteção de dados e cybersegurança de 2009 que é essencial para garantir a segurança dos utilizadores e que, com o avanço tenológico e digital, necessita urgentemente de ser revista. Terminou afirmando que a cybersegurança é essencial para o funcionamento das sociedades atuais e que a responsabilidade deve ser coletiva para podermos navegar online de forma mais segura.

De facto, esta é uma temática de extrema importância, uma vez que as crianças acedem a conteúdos online em idades cada vez mais precoces. Apesar de se reconhecerem excelentes

oportunidades de aprendizagem e criatividade online, há também imensos riscos – fake news, cyberbullying, violações de privacidade, conteúdo prejudicial e aliciamento.

Neste âmbito, a UE está empenhada em proteger os nossos dados quando navegamos na Internet, estando atualmente a debater novas regras em matéria de privacidade que reforçam a confiança e a segurança online para a Década Digital. Neste contexto, foi lançada a Estratégia para uma Internet Melhor para as Crianças, com o objetivo de introduzir medidas específicas para os jovens online, definindo aos seguintes princípios: incentivar conteúdos mais criativos e educativos para as crianças; promover a sensibilização e a capacitação através da literacia digital e de cursos de segurança online; criar um ambiente seguro através de configurações de privacidade adequadas à idade e controlos parentais e combater o abuso e a exploração sexual de crianças.

Foram, ainda, divulgados aos presentes três vídeos com dicas sobre segurança online que os jovens da Rede Juvenil Crescer Juntos do Polo de Lisboa fizeram, no âmbito do Projeto Gerações online.

Antes de terminar este Encontro decorreu a Reunião Anual da Rede Construir Juntos, tendo sido feito o balanço das ações desenvolvidas durante o ano de 2023 e perspetivado o Plano de ação de 2024. Estiveram presentes 32 técnicos, de 17 instituições parceiras.

Foi sugerido que o Encontro Anual em 2024 seja em formato presencial, com a possibilidade de ser transmitido online de forma a enquadrar as virtudes do presencial e as potencialidades do digital, chegando assim a todos os parceiros de norte a sul do país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp