Atividades divertidas e educativas, que estimulam as crianças e os jovens

A equipa do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil continuou, neste mês de abril, a desenvolver atividades com as crianças e jovens que acompanha. Neste sentido, realizaram-se duas atividades que merecem destaque.

A primeira foi uma atividade de busca e salvamento com a participação de um cão, de nome Lucky, na qual as crianças e jovens aprenderam sobre como os animais podem ajudar em situações de emergência. Tiveram a oportunidade de interagir com este cão, treinado para localizar pessoas desaparecidas ou feridas em áreas de difícil acesso e ainda receberam orientações sobre como cuidar dos animais, respeitar os seus limites e como comunicar com eles. A atividade contribuiu para desenvolver a empatia, o afeto e o senso de responsabilidade dos participantes.  

A segunda atividade foi a aplicação de um quizz de cultura geral, no qual eles testaram os seus conhecimentos sobre diversos temas.  

Estas atividades tiveram como objetivo proporcionar momentos de lazer, aprendizagem e convivência, além de estimular o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Entre as competências trabalhadas, evidenciamos a:  

  • Autoestima: capacidade de reconhecer o próprio valor e de se sentir satisfeito consigo mesmo.  
  • Autoconfiança: capacidade de acreditar nas próprias capacidades e de tomar decisões de forma independente.  
  • Autonomia: capacidade de agir por conta própria, de assumir responsabilidades e de lidar com as consequências dos próprios atos.  
  • Cooperação: capacidade de trabalhar em equipe, de respeitar as diferenças e de contribuir para o bem comum.  
  • Comunicação: capacidade de expressar ideias, sentimentos e opiniões de forma clara e respeitosa, bem como de ouvir e compreender os outros.  

As crianças e jovens que participaram nestas atividades mostraram-se entusiasmadas e satisfeitas com a experiência.  

Estas habilidades são fundamentais para que possam enfrentar os desafios do presente e do futuro, tanto no âmbito pessoal quanto no social. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp