Ateliers de Verão no Bairro do Condado

“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”,  

  Antoine-Laurent de Lavoisier 

Em tempos marcados por grandes e urgentes questões ambientais, onde conceitos como escassez, sustentabilidade e poluição ganham contornos de extrema relevância, as crianças e os jovens do Bairro do Condado tiverem a oportunidade de participar em ateliers dinamizados pela Associação Tempos Brilhantes, que aliou a reflexão em torno destas questões à criatividade.  

No atelier de Tie Dye, as T-shirts das nossas crianças e jovens transformaram-se, renasceram. No final da atividade passearam-se pelas ruas do Condado dando a este território ainda mais cor e vida. Num futuro próximo, quando tiverem t-shirts (ou blusão, ou calções, por ex.) que já não gostam, em vez de as descartarem (como infelizmente se faz relativamente a muitas outras coisas) já sabem que as podem reciclar e dar-lhe nova utilidade. 

 No workshop de Microplásticos, os jovens conheceram uma técnica que transforma resíduos que à partida não teriam grande utilidade e que facilmente (infelizmente) encontramos nos areais das nossas praias (como por exemplo, polímeros PET – mais conhecidos como tampas de garrafas) em objetos de decoração: porta-chaves, porta-fotografias, etc.  

 Acreditamos que, com a promoção deste tipo de ações, estamos a contribuir para a formação de uma consciência mais responsável e amiga do planeta. 

 No Bairro do Condado, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp