Recursos

Atividade Lúdica-Brincar

COVID-19

Coronavírus: Um Guia Prático para os mais Pequenos

Coronavírus: Um Guia Prático para os mais Pequenos

O que é o Coronavírus, sintomas, como se transmite, como te podes proteger.

Leia-o aqui.

Covid-19: Brincar com tarefas

Covid-19: Brincar com tarefas

Olá pessoal, agora passamos os dias todos em casa por causa do Coronavírus. Assim, podemos estar com os pais, ver desenhos animados e brincar… Neste momento, podemos brincar de diferentes maneiras, mas sempre com muito cuidado, por isso achámos divertido criar brincadeiras com tarefas que nos deixam mais seguros.

Leia-o aqui.

Covid-19: Estou de quarentena… E Agora?

Agora que estás de quarentena em casa, sabes o que podes fazer em conjunto com os teus pais? Aqui ficam algumas dicas.

Leia-o aqui.

Covid-19: Um Guia Informativo para os pais

Covid-19: Um Guia Informativo para os pais

O que é o Covid-19, quais os sintomas, o que fazer em caso de suspeita de infeção, prevenção.

Leia-o aqui.

CoronaVírus e Crianças em Serviços de Saúde

As crianças* não são pequenos adultos: diferem física e mentalmente dos adultos e reagem de diferentes formas. As políticas feitas para adultos não podem simplesmente ser transpostas para as crianças. A EACH apela a todos os governos, agentes políticos, funcionários de hospitais e outras unidades de saúde, bem como aos médicos, que respeitem as necessidades e os direitos das crianças no que diz respeito às consequências do Coronavírus, conforme estipulado na Carta da Criança Hospitalizada(CCH).
Leia-o aqui.

Crianças Desaparecidas

A Criança Desaparecida e a Linha 116 000

A Criança Desaparecida e a Linha 116 000

Em 2004, com o intuito de combater as situações de desaparecimento, rapto e abuso sexual, criou [o IAC – SOS-Criança] a valência do SOS-Criança Desaparecida, a que podem ter acesso através do número de telefone gratuito 116 000. Em Portugal, o número foi atribuído ao Instituto de Apoio à Criança, por despacho ministerial do Ministério da Administração Interna em agosto de 2007, e veio substituir o número 1410, criado em 25 de maio de 2004 para participar situações de Crianças Desaparecidas.O telefone 116 000 começou a funcionar em Portugal em 2008 e em 2009 é lançado em simultâneo em 10 Estados Membros.

Leia-o aqui.

Direitos da Criança

Direitos da Criança e deveres…

Direitos da Criança e deveres…

Todas as crianças têm direitos iguais seja qual for a sua etnia, género, língua ou religião! Este livro é sobre os Direitos da Criança e foi feito especialmente para ti.

Leia-o aqui.

Exclusão Social

De Viva Voz pela Inclusão: Carta de Propostas das Crianças e Jovens

A presente Carta de Recomendações surge no âmbito do Projecto de “De Viva Voz pela Inclusão”, promovido pelo IAC e aprovado ao abrigo do Programa Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social 2010. O referido Projecto centrou-se na temática da Pobreza e Exclusão Social das Crianças e Jovens, enquanto grupo especialmente vulnerável a esta problemática. Visando reflectir sobre o fenómeno da Pobreza Infantil (sua dimensão, causas e consequências), reforçando o impacto para a vida das Crianças e Jovens e simultaneamente procurando dar voz às suas percepções, experiências e recomendações, o Projecto adoptou uma modalidade de envolvimento e participação dos actores sociais – Crianças e Jovens, alguns dos quais directamente atingidos pelo problema.

Leia-o aqui.

2013 : Das Palavras aos Atos

2013 Das Palavras aos Atos…

A luta contra a pobreza: um desafio para a Europa.

Leia-o aqui.

Mala VIP: Vivacidade, inovação, participação

Mala VIP: Vivacidade, inovação, participação

O Instituto de Apoio à Criança, que tem por finalidade a defesa e a promoção dos Direitos da Criança e desde sempre se preocupou em escutar, dar voz e ter em conta as opiniões e as propostas das crianças e dos jovens entendeu conceber o Projeto “Mala VIP (Vivacidade, Inovação Participação) – uma ferramenta para a inclusão ”, certo de que este permite por um lado, capacitar as crianças e os jovens para o exercício da sua cidadania e por outro, incentivá-los a aprofundar e a tomar consciência sobre questões particulares de Direitos Humanos que afetam diariamente as suas próprias vidas. O referido Projeto, que contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Lisboa através do Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa (RAAML), foi assim, concebido com base no pressuposto de que é imperioso criar oportunidades para que todas as crianças e jovens, e em particular as que se encontram em situação de maior vulnerabilidade, possam ter acesso à informação, à reflexão, ao debate e à partilha de experiências e vivências diferentes das suas, facilitando-lhes a abertura a novos horizontes e opções de escolha e consequentemente a novas possibilidades de futuro.

Leia-o aqui.

IAC

A Path of Utopia: Creating Reality: 25 Years

A Path of Utopia: Creating Reality: 25 Years

Esta publicação em língua inglesa é distribuída nos Encontros internacionais aos parceiros do IAC. Nela se apresenta um resumo dos principais projectos que cada sector do IAC realizou desde a sua criação, para além de conter informação que mostra o grande contributo que o IAC deu para a causa da Promoção e Defesa dos Direitos da Criança em Portugal, desde a sua criação em 1983.

Visualize-a aqui.

Vers une Utopie: Construisant une Réalité: 25 Ans

Vers une Utopie: Construisant une Réalité: 25 Ans

Esta publicação em língua francesa é distribuída nos Encontros internacionais aos parceiros do IAC. Nela se apresenta um resumo dos principais projectos que cada sector do IAC realizou desde a sua criação, para além de conter informação que mostra o grande contributo que o IAC deu para a causa da promoção e Defesa dos Direitos da Criança em Portugal, desde a sua criação em 1983.

Visualize-a aqui.

Instituto de Apoio à Criança: 25 anos

Esta publicação apresenta um resumo dos principais projectos que cada sector do IAC realizou desde a sua criação, para além de conter informação que mostra o grande contributo que o IAC deu para a causa da Promoção e Defesa dos Direitos da Criança em Portugal, desde a sua criação em 1983.

Visualize-a aqui.

Maus Tratos e Negligência

Parentalidade

Práticas Parentais: O Impacto no Desenvolvimento da Criança

Práticas Parentais: O Impacto no Desenvolvimento da Criança

As práticas parentais são as ações e estratégias adotadas pelas figuras parentais perante as crianças com o objetivo de orientar o seu comportamento e desenvolvimento físico, psicológico e social. Assim, estas estratégias implicam o modo como os pais educam os filhos, como negoceiam as regras, estabelecem limites e ensinam valores. As regras são diferentes de família para família, mas devem ser o mais claras possível.

Visualize-o aqui.

Saúde

A Dor na Criança: Atendimento de Crianças e Jovens nos Centros de Saúde

A Dor na Criança

Atendimento de crianças e jovens nos centros de saúde.

Leia-o aqui.

Tráfico de Seres Humanos